Olá meus amigos leitores, esse artigo já estava na mente faz um tempo, queria muito falar de como se portar nas redes sociais e como isso afeta a empregabilidade, e esse momento chegou, ou seja, vamos falar do que te leva para cima, e o que te leva para baixo. Tentarei ser leve e descontraído no texto.
Dia desses fiz uma enquete para saber sobre o que deveria escrever, e esse assunto foi o mais votado. Eu deveria falar em como “destruir” o seu Linkedin.
Infelizmente as redes sociais são uma ferramenta que tem dado voz aos ignorantes, e esses ignorantes usam massivamente essas redes de comunicação para expressar suas opiniões e pensamentos, que aqui nem me cabe julgar se são bons ou ruins, mas não deixam de ser postagens onde as pessoas se expressam, e por isso dá a margem para formação de julgamento.
E é aí que mora o perigo, pois as redes sociais normalmente são abertas, ou seja, as pessoas postam e esquecem que muitos podem ver, a não ser que você faça umas travas nas suas configurações, mas mesmo assim ainda corre o risco de alguém que você confia compartilhar o que postou, e isso pode viralizar, e aí seu vulgo anonimato foi para o beleléu (um lugar qualquer). Agora arque com as consequências disso, pois alguém pode dar uma googada (google) e te achar por aí perdido no espaço da internet, e então sua carreira e imagem ficam comprometidos.
Vamos primeiro separar as redes sociais para falar sobre elas, vou aqui, no meu gosto, colocar por ordem de importância:
Linkedin: Rede social de cunho Profissional, isso mesmo, profissional, ou seja, nesta rede postamos e compartilhamos questões ligadas ao trabalho, apenas isso Ok? E essa rede social infelizmente em sido invadida pelos facebookneanos e outros analfabetos digitais (sabe ler, escrever, mas não sabe discernir o que deve ou não postar, e onde) das redes sociais. Então vamos simular algumas perguntas para ficar mais fácil meu raciocínio:
Quem devo aceitar no Linkedin? Preferencialmente pessoas que você conheça, ou que tem alguma ligação profissional com seus interesses. Portanto não aceite qualquer um, e nem envie solicitação de conexão (não é amizade eim) para qualquer um.
O que devo postar no Linkedin? Faça publicações profissionais, artigos, vídeos que tragam uma mensagem profissional, reportagens de cunho profissional, do seu interesse…etc. Jamais, eu disse, jamais, poste suas preferências políticas, vídeos sem conotação profissional, piadas, seu final de semana ou como está se sentindo, sua foto com amigos com copo de cerveja na mão ou qualquer coisa PESSOAL. Não fique se lamentando também, dizendo que está difícil para se empregar, que tudo é ruim, que é por causa do candidato à presidência X e Y. Faça postagens inteligentes, que vão valorizar sua imagem profissional, nada com exageros, pois postar muito, perde-se o filtro, e também é ruim para seus seguidores que só vão ver você na linha do tempo deles, e isso é um sacooooo dos maiores. Dica para Consultores e Vendedores: evite propagandas demais, que atiram para todo lado atrás de uma oportunidade de negócio, que fala com todos, eu disse todos. Eu educadamente respondo a cada interação, mas confesso que é um sacooooo quando eles ficam insistindo para recebe-los, como se fosse uma obrigação só porque você se conectou a ele.
Perfil do Linkedin: Coloque todas suas informações profissionais como se fosse seu CV, escolha uma boa foto (profissional), nada de selfie, principalmente na praia. Poupe-me, se poupe e nos poupe dessa bizarrice.
Instagram: Essa rede social, era para ser o seu álbum de fotos, e está se perdendo também, pois lá tem questões profissionais e pessoais se misturam no mesmo ambiente. Mas as regras são parecidas até com as outras redes:
Quem devo aceitar no Instagram? As pessoas que você conhece por favor, procure focar nisso, mas se mesmo assim você gosta de aceitar quem você nunca viu, e seguir essas pessoas, você pode estar usando ela de forma inadequada, vale pensar quando percorre sua timeline. Eu gostaria que o Instagram fosse só um álbum de fotos, mas infelizmente é uma rede onde vale postar tudo que é imagem e vídeo.
O que devo postar no Instagram? Faça publicações pessoais, e para alguns casos a postagens profissionais se você o usa profissionalmente. Mas cuidado com as lives (transmissão ao vivo), é um perigo se for mal feita. Tenha um roteiro claro para esse fim se for profissional. Agora se for pessoal, para mostrar que você está naquele show bacana, vai fundo, pode bagunçar à vontade. O mesmo se aplica para os stories, que são postagem que deveriam ser rápidas e que somem em 24h. Bom, fico me perguntando o que vou postar na minha rede social que precisa sumir? Eu particularmente não uso, mas isso é mais gosto pessoal mesmo.
Perfil do Instagram: Coloque todas suas informações pessoais e profissionais, mas seja inteligente, pois sua imagem está sempre em jogo e pode ser fuçada por algum contratante por aí.
Facebook: Essa rede social é uma pena, pois era para ser algo onde as pessoas pudessem se conhecer e conectar, mas confesso que não consigo mais definir onde o facebook se encaixa, pois é a rede mais popular, então é lá que reside a maior porcentagem de analfabetos digitais por m2. Aqui tudo se mistura, tudo vale e qualquer postagem é bem-vinda. Massssssss lembre-se, no facebook também tem sua imagem tá!!!!! As regras de uso são parecidas também:
Quem devo aceitar no Facebook? As pessoas que você conhece por favor, mas essa é uma regra que se quebra facilmente, basta ter amigos em comum para você achar que a pessoa também é seu amigo. Então, cuidado com quem você aceita ou quem você manda solicitações de amizade, foco tá?
O que devo postar no Facebook? Faça publicações pessoais com responsabilidade. Ainda bem que acabou a eleição, pois nunca vi tanta gente inteligente por m2 de rede social como na eleição. Era cada amizade se desfazendo….rssss. Foi até cômico. Mas o importante é você postar com responsabilidade. Cuidado em postar e discutir assuntos polêmicos e escolhas pessoais, sempre tem alguém que discorda de você, e o que se ganha nutrindo a raiva no outro? Nada mesmo. Só sua imagem que vai para o ralo…
Perfil do Facebook: Coloque todas suas informações pessoais e profissionais, mas seja inteligente, pois sua imagem está sempre em jogo e pode ser fuçada por algum contratante por aí. Regra de sempre.
Bom caros leitores, espero que tenha aproveitado e se divertido com essa leitura, não sou um internauta e nem estudei para isso, mas como profissional de RH, que contrata pessoas o tempo todo, sugiro que tome cuidado com suas redes sociais, use com sabedoria sempre.
Antes de postar faça a seguinte pergunta: O que ganho postando isso? Se as respostas forem negativas desista e continue correndo o dedo na timeline.
Abraços